McAfee Security Scan

 

Bem-vindo ao McAfee Security Scan

O McAfee Security Scan é uma ferramenta gratuita que verifica e relata automaticamente se o seu PC está protegido. O status da segurança do PC é determinado pelo estado da sua proteção antivírus e de firewall. Seu software de segurança poderá ser desligado ou se tornar desatualizado sem que você perceba. Ou talvez você não tenha nenhum software de segurança instalado no PC. O McAfee Security Scan lhe permite saber se o seu PC está em risco, bem como o que você pode fazer para protegê-lo. Sinta-se confiante ao saber que a McAfee trabalha nos bastidores para protegê-lo ao iniciar automaticamente a varredura todas as semanas, para que você fique informado sobre as alterações na segurança do seu PC.

 

Fazendo a varredura do seu PC

A McAfee verifica a existência de software antivírus e de firewall em seu PC e o estado de ambos. Com essas informações, determinamos o status de segurança do seu PC. Estar ciente de que o PC está em risco lhe permitirá fazer o que for preciso para protegê-lo. E nós vamos além, ajudando você a obter essa proteção. Verificar o status de proteção do seu PC é fácil — o McAfee Security Scan controla a última vez em que ele verificou o PC para que você não precise fazer isso. Mas você também pode usá-lo sempre que quiser para ter certeza de que seu PC está protegido. Para verificar o status de proteção, seu PC precisa estar conectado à Internet para que o McAfee Security Scan possa verificar a existência de atualizações de software. Se a sua versão do McAfee Security Scan não for a mais recente, solicitaremos que você atualize o software antes do início da varredura de segurança.

 

Deixe que a McAfee verifique seu PC automaticamente

Quando chegar a hora de fazer a verificação, a McAfee abrirá automaticamente o McAfee Security Scan.

  1. Se você for solicitado a atualizar seu software McAfee Security Scan, clique em Atualizar agora.
  2. Quando for perguntado se você deseja fazer a varredura, clique em Fazer a varredura agora para iniciar a verificação do seu status de proteção.
  3. Se não quiser fazer a verificação agora, clique em Lembre-me mais tarde e o McAfee perguntará novamente quando chegar o momento da próxima verificação. No entanto, é recomendável fazer a verificação quando solicitado, para que você possa corrigir quaisquer problemas de segurança imediatamente.

 

Verificar PC manualmente

Você pode iniciar uma verificação a qualquer momento. Antes de começar, verifique se você está conectado à Internet.

  1. No menu Iniciar, clique em McAfee Security Scan, ou clique no ícone McAfee Security Scan em sua área de trabalho.
  2. Se for solicitado a atualizar o software McAfee Security Scan, clique em Atualizar agora.
  3. Quando a varredura terminar, o Relatório de varredura de segurança mostrará o status da sua última verificação.

 

Para compreender seu Relatório de varredura de segurança

A seção superior do Relatório de varredura de segurança mostra o status de segurança geral. O status de segurança geral indica se o PC possui proteção antivírus e de firewall. Um botão Repetir varredura na seção de status de segurança lhe permite verificar seu PC manualmente a qualquer momento para ter certeza de que ele está protegido.

Trabalhe com seu Status de segurança

Há três tipos de status que você poderá ver na barra Status de segurança geral:

Os tipos de status oferecem uma visualização geral da segurança do PC, com base nos estados relatados pelo software de segurança. Você pode executar várias ações para proteger seu PC, dependendo do seu status de segurança.

Quando seu tipo de status for...

Seu PC estará...

Então, faça isto...

Seu computador está em risco

Em risco, porque a proteção antivírus e de firewall não foi encontrada, está desatualizada ou desativada.

  1. Procure nas gavetas por informações detalhadas sobre sua proteção antivírus e de firewall e descubra o que você pode fazer para proteger seu PC.
  2. Clique em Corrigir agora ou vá até o site da McAfee, onde você poderá adquirir a proteção completa.

Nenhum problema encontrado

Executando a proteção antivírus e de firewall, mas apenas uma (ou nenhuma) delas é um produto da McAfee.

Procure nas gavetas por informações detalhadas sobre o status da sua proteção antivírus e de firewall e descubra o que você pode fazer para proteger seu PC.

Seu computador está protegido

Protegido, porque você está executando a proteção antivírus e de firewall atualizada da McAfee

Deixe que o McAfee Security Scan continue a verificar seu PC e monitorar seu status de segurança.

 

Estados da proteção antivírus e de firewall

A segunda seção do Relatório de varredura de segurança mostra os estados da sua proteção antivírus e de firewall. O estado de cada recurso de segurança é mostrado na barra. Você pode abrir a gaveta clicando na seta para baixo na extremidade esquerda da barra. Na gaveta, você poderá encontrar informações detalhadas sobre os resultados da varredura de segurança e, quando aplicável, as próximas etapas úteis.

É possível executar diversas ações para proteger seu PC, dependendo dos estados da sua proteção antivírus e de firewall.

Quando o estado do software for...

Faça isto...

Não encontrado

Na gaveta, clique no link que o levará para o site da McAfee, onde você poderá adquirir proteção antivírus contra vírus, spyware e outras ameaças, bem como proteção de firewall contra invasores que podem seqüestrar seu PC.

Ativado

Se o seu software da McAfee estiver ativado, relaxe. Continue a usar o McAfee Security Scan para garantir sua segurança.

Se o seu outro software antivírus e de firewall estiver ativado, deixe que o McAfee Security Scan continue a verificar seu PC e monitorar seu status de segurança. Na gaveta, clique no link que o levará para o site da McAfee. Lá, você poderá adquirir facilmente software antivírus para proteger seu PC contra vírus, spyware e outras ameaças. Além disso, poderá adquirir também software de firewall para protegê-lo contra invasores que podem seqüestrar seu PC.

Desativado

Se o seu software da McAfee estiver desativado, ative-o para se manter protegido.

Se o seu outro software antivírus e de firewall estiver desativado, na gaveta, clique no link que o levará para o site da McAfee. Lá, você poderá adquirir facilmente software antivírus para proteger seu PC contra vírus, spyware e outras ameaças. Além disso, poderá adquirir também software de firewall para protegê-lo contra invasores que podem seqüestrar seu PC.

Desatualizado

Se o seu software da McAfee estiver desatualizado, verifique se há atualizações para se manter protegido.

Se o seu outro software antivírus e de firewall estiver desatualizado, na gaveta, clique no link que o levará para o site da McAfee. Lá, você poderá adquirir facilmente software antivírus para proteger seu PC contra vírus, spyware e outras ameaças. Além disso, poderá adquirir também software de firewall para protegê-lo contra invasores que podem seqüestrar seu PC.

Desconhecido

Na barra Status de segurança geral, clique em Repetir varredurapara verificar seu PC manualmente.

Observação: a McAfee não poderá verificar seu status de segurança se o software antivírus ou de firewall não estiver fornecendo as informações corretamente ou se ocorrer um erro inesperado. Seu software de proteção deverá nos informar seu estado.

 Perguntas freqüentes

P: Por que meu PC precisa estar conectado à Internet?

R: A Internet precisa estar disponível para que o McAfee Security Scan possa verificar se há atualizações de varredura de segurança.

  

P: Preciso estar conectado ao Windows como administrador para desinstalar o McAfee Security Scan?

R: Sim, apenas administradores do Windows em seu PC podem desinstalar o McAfee Security Scan.

 

P: Como posso desinstalar o McAfee Security Scan?

R: Se você for um administrador do Windows, poderá desinstalar o McAfee Security Scan a partir do menu Iniciar.

 

P: Preciso ser um administrador do Windows para usar o McAfee Security Scan?

R: Não, isso não é necessário — qualquer pessoa que se conectar ao Windows pode usar o McAfee Security Scan para verificar o PC.

  

P: O que devo fazer se uma mensagem de erro de conexão não disponível com a Internet for exibida?

R: Essa mensagem de erro será exibida no início de uma varredura de segurança, caso seu PC não esteja conectado à Internet ou durante uma varredura, caso a conexão com a Internet seja perdida. Verifique sua conexão com a Internet e clique em Tentar novamente. Se não conseguir se conectar à Internet, clique em Cancelar e tente novamente mais tarde. No entanto, é recomendável fazer a varredura quando solicitado, para que você possa corrigir quaisquer problemas de segurança imediatamente.

 

P: Corrigi o problema relatado pelo McAfee Security Scan, mas, quando repito a varredura, o status ainda mostra que meu computador está em risco. O que devo fazer?

R: Alguns produtos de segurança não atualizam imediatamente seus relatórios de status. Aguarde alguns minutos e repita a varredura. Se o computador ainda estiver em risco, seu produto antivírus ou de firewall poderá estar apresentando outros problemas. Visite o site da McAfee (http://www.mcafee.com) para conhecer nossos produtos de segurança.

 

 Copyright © 2009 McAfee, Inc. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida, transcrita, armazenada em um sistema de recuperação ou traduzida para nenhum idioma em nenhuma forma nem por qualquer meio sem a permissão, por escrito, da McAfee, Inc. A McAfee e outras marcas aqui contidas são marcas registradas ou marcas comerciais da McAfee, Inc. e/ou de empresas afiliadas nos EUA e/ou em outros países. McAfee em vermelho relacionado à segurança é característica dos produtos da marca McAfee. Todas as outras marcas registradas ou não registradas e o material com copyright contidos neste documento são de propriedade exclusiva de seus respectivos proprietários.